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Carlos Mota Soares fez a sua formação académica em Inglaterra, país onde obteve os graus de BSc. em Engenharia Mecânica e MSc. em Mecânica dos Sólidos, na Universidade de Aston, Birmingham, e de PhD em Dinâmica Estrutural, na Universidade de Surrey.
Ao longo da sua carreira académica foi trainee de Engenheiro Mecânico na British Leyland Motor Corporation (1964-1971), tendo sido pioneiro na introdução do cálculo automático por elementos finitos no projeto de componentes e subsistemas de veículos. Foi ainda Investigador Associado do Institute of Sound and Vibration Research, na Universidade de Southampton (1964-1971). Lecionou no Instituto Superior Técnico entre 1977 e a data da sua jubilação com a categoria de professor catedrático (nomeação em 1985).
Foi diretor do Centro de Mecânica e de Materiais das Universidades de Lisboa das Universidades de Lisboa (CEMUL, 1982-1992), do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituo Superior Técnico (1991-1996, 1998-2002, 2009-2010) e do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), que ajudou a fundar (1992-2016) no Instituo Superior Técnico e Faculdade de Engenharia. É presidente do Laboratório Associado de Engenharia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) desde 2006 e da Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC).
Colaborou com organizações nacionais e internacionais na promoção da ciência na área da Mecânica Computacional e foi reconhecido pelos seus pares pela nomeação para elevados cargos e pela atribuição de diversos prémios, como o prémio IACM O.C. Zienkiewicz Award da IACM-International Association for Computational Mechanics (2016), que representam o reconhecimento do seu prestígio como investigador. Destaca-se em particular como muito relevante a sua preocupação com o reforço internacional da comunidade científica portuguesa, através da promoção e integração de investigadores mais jovens nas estruturas de gestão dessas organizações, de modo a garantir no futuro uma honrosa representação nacional.
Mota Soares organizou dezoito conferências nacionais, europeias e internacionais, três NATO Summer Schools, dois Advanced Study Institutes e um Advanced Research Workshop e coordenou quarenta cursos COMETT, onze projetos nacionais, dez projetos europeus e 2 projetos AGARD.
A 7 de abril de 2017 a Universidade do Porto atribuiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa. A cerimónia teve lugar no Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto, em reconhecimento do seu papel na modernização da Engenharia Mecânica em Portugal e do longo e profícuo relacionamento com o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP (DEMec/FEUP). Teve por padrinho o professor António Augusto Fernandes e o seu elogio foi proferido pelo Professor António Torres Marques.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2017)